O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou - nesta quarta-feira (1º) - a lista dos convidados do coquetel de posse presidencial. A relação, com mais de 3.500 convidados, foi apresentada pelo Ministério das Relações Exteriores.
A medida acontece após repercussão negativa do sigilo imposto pelo governo nos nomes presentes na ocasião. Inicialmente, a justificativa oficial da gestão de Lula foi a mesma usada pelo governo de Jair Bolsonaro em outras situações: “as informações que puderem colocar em risco a segurança do presidente e vice e respectivos cônjuges e filhos serão reservadas”.
A lista divulgada possui 117 páginas. Entre os nomes estão autoridades nacionais e estrangeiras, embaixadores e diplomatas, religiosos e jornalistas. Ela inclui, por exemplo, o ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira, o ex-secretário-geral da Liga Árabe Amr Moussa e a coordenadora do MST (Movimento dos Sem Terra) Kelli Mafort.
QUANTO CUSTOU A FESTA DA POSSE?
Em nota, o Ministério de Relações Exteriores disse que “os gastos com a recepção oferecida pelo Senhor Presidente da República em 1º de janeiro de 2023, no Palácio Itamaraty, para a qual cerca de 3.500 pessoas foram convidadas, podem ser encontrados nas seguintes páginas: https://portaldatransparencia.gov.br/contratos/ ; http://comprasnet.gov.br/ ; e https://www.gov.br/compras/pt-br/agente-publico”.
A Secretaria-Geral da Presidência informou - em um pedido do jornal O Globo - que a posse custou R$ 627,9 mil. Porém, o valor não foi detalhado.

0 Comentários
Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!