O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (1°). Com resultado histórico, Lira teve 464 dos 513 votos possíveis, a votação mais ampla já registrada na Casa. Arthur Lira é o representante do bloco de 21 partidos, que reúne 496 congressistas: PT, PL, União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, PSDB, Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.
Também disputaram o cargo os deputados Chico Alencar (Psol-RJ), que recebeu 21 votos, e Marcel Van Hatten (Novo-RS), que teve o apoio de 19 parlamentares. A eleição de Lira recebeu amplo apoio, contando com um arco formado pelo PL de Jair Bolsonaro e pelo PT de Luiz Inácio Lula da Silva. O Partido dos Trabalhadores optou por apoiar Lira e não lançar candidatura pois a esquerda possui apenas cerca de um quarto das cadeiras da Casa.
O deputado afirmou que buscará construir uma relação com o Poder Executivo sem relação de subordinação, mas um pacto para aprimorar e avançar nas políticas públicas, “a partir da escuta cuidadosa de opiniões e sugestões de nossas comissões”. “Podemos ter adversários, mas não somos inimigos uns dos outros. Essa vai ser a tônica da Câmara nos próximos anos”, disse. Lira também afirmou que, se eleito, não concordará “passivamente” com a invalidação dos atos, por recursos da minoria, em Tribunais Superiores.

0 Comentários
Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!